Recentemente tive oportunidade de falar no “dia da profissão” para alunos da oitava série de uma Escola Secundária. Foi a coisa mais importante que fiz naquele mês, quem sabe no ano. Como fotógrafo profissional falei-lhes sobre uma possível carreira em fotografia, mas também discorri sobre algumas questões maiores, universais, que pudessem ajudá-los mais tarde. Veja os pontos que abordei e que são princípios com forte suporte bíblico:
Descubram primeiro suas paixões. A maioria das pessoas sabe as coisas que gosta quando está no segundo grau. Disse aos alunos para seguirem isso compreendendo o que mais amam fazer. Provavelmente será sua missão de vida. “Tudo o que você tiver que fazer faça o melhor que puder…” (Eclesiastes 9.10).
Não deixem ninguém roubar seus sonhos. Se você passar vários anos na Escola sem que alguém acabe com seus sonhos, você é mais afortunado que a maioria. Muitos sistemas educacionais são planejados para ensinar as pessoas a serem pontuais, fazer o que lhes dizem e não cometer erros. É o que a sociedade necessita na era industrial. Porém, o mundo mudou. Precisamos de pessoas criativas, com novas ideias, paixão e desejo de tornar o mundo melhor. “Não cometer erros” não é fundamental para alcançar sucesso. Erro é permanecer cometendo o mesmo engano uma vez atrás da outra sem fazer nenhuma correção. Se aprendermos com nossos erros, vai valer a pena tê-los cometido. “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que O amam” (Tiago 1.12).
Se esforcem pela excelência. Estar na média já não é mais o bastante. Concentre-se naquilo que você ama e esforce-se para ser o melhor. As pessoas mais felizes e bem-sucedidas não são aquelas que se dedicam a várias coisas ao mesmo tempo. A chave para o sucesso consiste em ser o melhor numa única coisa. Lembrei aos alunos do maior skatista do mundo, Tony Hawk, campeão olímpico. Há muitas coisas em que ele não é bom ou que ele não tem interesse de fazer. Mas durante anos ele tem sido o mais habilidoso e ousado skatista do mundo. Devemos nos esforçar para fazer o mesmo em nossa área de paixão e experiência. “Tudo o que fizerem, seja em palavras ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus” (Colossenses 3.17).
Sejam um aprendiz a vida inteira. Se hoje eu soubesse apenas o que aprendi na Escola, inclusive na Faculdade, seria uma pessoa tola e sem valor. O mundo está sempre em mudança e para sermos bem-sucedidos precisamos acompanhar essas mudanças, nos adaptando e mudando durante a jornada. Se não aprendermos nada de novo hoje, seremos deixados para trás. Uma vida de aprendizado constante é indispensável atualmente. Uma das chaves para esse aprendizado é ler – e ler mais um pouco. “Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez” (Provérbios 13.16).
Sejam íntegros. Se você mente ou trapaceia, jamais se tornará nada além de um mentiroso e um trapaceiro. As pessoas querem tratar com pessoas confiáveis. Não querem se preocupar se você está sendo honesto ou franco. E uma vez perdida a confiança que depositaram em você, na maioria dos casos você jamais conseguirá recuperá-la. Reputação de integridade leva a vida inteira para ser construída, mas um único descuido pode destruí-la permanentemente. “A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói” (Provérbios 11.3).
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Dos princípios apresentados qual lhe pareceu mais significativo?
2. Você já viveu a experiência de ter alguém que queria “roubar seus sonhos”?
3. Que significa para você “esforçar-se pela excelência”? Concorda que é preciso dar foco em uma única coisa?
4. Quais seus planos para se manter “um(a) aprendiz de toda uma vida”?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10.9; 13.6; 24.5-6; 25.12; 28.2; 29.18; Colossenses 3.23-25
Próxima semana tem mais! Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramática. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de “Câmaras de Alto desempenho”, livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de José Sergio Fortesr.