Um olhar mais atento sobre “Checkmate”

Se você sabe alguma coisa sobre o jogo de xadrez, você sabe que tudo se resume a quando o rei de ambos os lados não pode se mover mais. Uma vez que o rei está preso, o lado vencedor declara “xeque-mate” e o jogo acaba.

Há uma pintura que uma vez pendurada no museu do Louvre em Paris, pintada por Friedrich Moritz August Retzsch. Hoje, a pintura é popularmente conhecida como “Checkmate”. Agora está em mãos privadas, tendo sido vendido em um leilão da Christie’s em 1999.

A pintura retrata dois jogadores de xadrez. Um deles é Satanás, que parece arrogantemente confiante. O outro jogador é um homem que parece desamparado. Se Satanás ganha, ele ganha a alma do homem. Você pode ver mais detalhes assustadores abaixo.

A Descoberta do Grande Mestre de Xadrez

Segundo a lenda, e provavelmente fato, a história é assim. Um grande mestre de xadrez encontrou esta pintura intrigante no museu do Louvre ao lado de outras obras de arte famosa, como a Mona Lisa.

O grande mestre olhou muito tempo para o tabuleiro de xadrez na pintura e finalmente notou algo surpreendente. A interpretação típica da pintura (que o diabo tinha o homem em “xeque-mate”) estava incorreta.

Embora o diabo parecesse ser o vencedor óbvio, ele não estava de fato ganhando. O homem, que achava que estava perdendo, estava realmente ganhando.

De acordo com o arranjo das peças deixadas no tabuleiro de xadrez, seu rei teve mais um movimento. Esse movimento fatídico faria dele o vencedor do jogo.

O grande mestre chamou o curador e determinou que o título “Checkmate” não se encaixava na cena porque o jogador desamparado realmente tinha a capacidade de derrotar seu oponente, embora ele ainda não percebesse. Seu rei teve mais um movimento.

As implicações espirituais

Agora pense nas implicações espirituais desta pintura comigo sobre o que o grão-mestre descobriu.

Repetidamente nas Escrituras, Deus assegura ao seu povo que há sempre uma maneira de escapar de situações que parecem sem esperança no momento.

  • Quando o povo de Judá foi deportado para Babilônia por causa de sua pecaminosidade, Deus revelou que um dia futuro de libertação viria.
  • Assim como Deus proveu água para os israelitas no deserto, ele também os sustentaria em sua longa jornada para o lar.
  • Um menino em João 6 tinha apenas dois peixes e alguns pães para alimentar milhares de pessoas. Parecia um xeque-mate, mas o nosso Rei tinha outro movimento para a esquerda! Eles coletaram 12 cestas de restos de comida após a refeição servida.
  • No Antigo Testamento, Daniel foi jogado em uma cova de leões famintos. Parecia um xeque-mate, mas o nosso Rei tinha outro movimento à esquerda e o Daniel permaneceu seguro.
  • Em João 8, parecia um xeque-mate para uma mulher prestes a ser morta por homens com raiva com pedras. Mas Jesus disse à mulher para ir e não pecar mais.
  • Na Sexta-Feira Santa, o criminoso ao lado de Jesus na cruz pensou que era o fim, mas ele ainda se arrependeu.

Muitas vezes na vida, consideramos o mundo uma bagunça. Com a guerra, a violência, uma pandemia mortal, o desemprego, os casamentos em dificuldades, a depressão, o isolamento e muito mais… podemos facilmente nos desiludir. As pessoas começam a sentir-se perdidas. Procuramos direção, mas muitas vezes acabamos no caminho errado. Parece xeque-mate, mas não precisamos temer – o jogo não acabou.

Nosso Deus Criador ainda tem um movimento para mais! Nossas vidas e nosso futuro estão em suas mãos. O Senhor é o único rei que nunca pode ser derrotado.

SOBRE O AUTOROR

Como líder do Ministério Haven, Charles Morris está sempre pensando em maneiras de levar cristãos e não-cristãos a Cristo – daí o slogan familiar: “Dizer a grande história … é tudo sobre Jesus”. Charles é um ex-jornalista secular, que trabalhou para a United Press International e como secretário de imprensa para dois ex-senadores dos EUA. Ele começou a trabalhar no mundo cristão depois do seminário, chegando a Haven como o quarto orador em 2000. Ele e sua esposa, Janet, escreveram vários livros, incluindo Fugindo ISIS, Procurando Jesus.

VOLTAR AO TOPO