Armadilhas do Sucesso Instantâneo

Nestes dias em que melancolia e desgraça parecem atrair atenções, e notícias negativas recebem enorme cobertura, nosso foco é frequentemente direcionado para o medo de fracassar. Mas, e o que acontece quando alcançamos sucesso ? muito sucesso?

Com a natureza “viral” da Internet, onde uma ideia pode ter instantaneamente abrangência global ? intensificada por estar 24 horas por dia, sete dias por semana disponível a todos — muitas pessoas têm se tornado ricas ou famosas num curto período de tempo. Há poucos anos um homem produziu um vídeo que capturou a atenção do mundo, alcançando 100 milhões de pessoas numa única semana. Você gostaria de experimentar este tipo de sucesso?

No caso desse indivíduo, ele descobriu que o sucesso inimaginável pode ser grandemente superavaliado. Sua tentativa sem restrições para alcançar e alavancar esse sucesso instantâneo levou a extrema exaustão e queda pública, resultando em prejuízo da causa que estava promovendo.

Podemos pensar em outros exemplos de pessoas bem-sucedidas que fracassaram. Nomes do show-business que se tornaram grandes personagens da noite para dia, mas deixaram que o sucesso lhes subisse à cabeça e, com a mesma rapidez, foram esquecidos; executivos que tomaram atalhos éticos para perpetuar o sucesso; atletas renomados cujas carreiras foram como estrelas cadentes, visíveis num minuto e desaparecendo no outro.

Muitos de nós, com trabalho duro e determinação, vamos experimentar períodos na vida quando sucesso, oportunidades empolgantes e mesmo a riqueza tentarão nos empurrar para além dos nossos limites. Temendo ver a oportunidade de toda uma vida escorregar e não voltar mais, somos pressionados a ir além de nossa capacidade física e mental. Podemos terminar como esse tal empreendedor da Internet, exausto e humilhado publicamente, ou causar danos irreparáveis a relacionamentos importantes no trabalho e também em nossos lares.

Se o sucesso alcançar você inesperadamente, vá devagar. Conter-se lhe proporcionará obter resultado melhor e mais duradouro. A Bíblia nos oferece sabedoria que devemos levar em consideração:

Pratique autocontrole. No calor do momento, quando sucesso parece ser uma bola de neve rolando morro abaixo, ganhando velocidade e tamanho, nos inclinamos a nos mover no mesmo passo. Essa força em movimento pode nos envenenar. Provérbios 23.4 nos ensina: “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!”

Prepare-se para o futuro. Ao experimentar sucesso é fácil presumir que ele vai durar para sempre. Mas a tendência mais “quente” de hoje torna-se ultrapassada amanhã. Uma abordagem melhor é usar sucesso como trampolim para prosperidade em longo prazo. Considere questões como: O quão rápido devemos crescer? Podemos acompanhar a demanda, caso ela persista? Jesus disse: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completa-la?” (Lucas 14.28).

Previna-se contra o ego inflado. Sucesso pode levar a autoavaliação exagerada. Esta é uma armadilha perigosa que pode ser evitada somente quando nos preparamos de antemão. Paulo adverte: “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida de fé que Deus lhe concedeu” (Romanos 12.3).

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Geralmente nos preocupamos com o fracasso. Mas você já se preocupou em como lidar com o sucesso?

2. Você já conheceu alguém que se tornou “vítima” do próprio sucesso? Com foi isso?

3. Por que, em sua opinião, algumas pessoas têm tanta dificuldade para lidar com o sucesso?

4. Será que exercer autocontrole diante do sucesso, pode proporcionar melhor resultado do que agarrar o momento para obter todo lucro de uma só vez?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11.28; 15.6; 27.21,24; 28.25; Mateus 6.19-21,33-34.

Próxima semana tem mais!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
VOLTAR AO TOPO